Biodiversidade





splink.png

Base de dados colaborativa sobre biodiversidade geral.
A rede speciesLink tem por princípio promover o acesso livre e aberto aos dados, informações e ferramentas disponíveis a qualquer indivíduo ou grupo.




splink.png

A Táxeus é uma plataforma de ciência cidadã, colaborativa e online, que promove conhecimento da biodiversidade brasileira a partir de listas de espécies.
Atualmente contempla os grupos das aves, mamíferos e anfíbios.




sibbr.png

O Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) é a primeira infraestrutura nacional de dados e informações em biodiversidade.
Seu objetivo é reunir e dar acesso a dados e informações para subsidiar políticas públicas, apoiar ações de conservação e de uso sustentável, bem como promover o conhecimento da nossa biodiversidade.







idigbio.png

Central de busca entre coleções de biodiversidade.
É possível obter dados, incluindo imagens, de milhões de espécies biológicas em formato eletrônico.




gbif.png

O GBIF - Global Biodiversity Information Facility - é uma rede internacional e infraestrutura de pesquisa financiada pelos governos do mundo e destinada a fornecer a qualquer pessoa, em qualquer lugar, acesso aberto a dados sobre todos os tipos de vida na Terra.




bhl_200px.png

A Biblioteca do Patrimônio da Biodiversidade aprimora a metodologia de pesquisa, disponibilizando colaborativamente ao mundo a literatura sobre biodiversidade como parte de uma comunidade global.







catalogo_vida.png

O Catálogo da Vida é o índice global de espécies mais abrangente atualmente disponível.
 O catálogo contém informações essenciais sobre nomes, relacionamentos e distribuições de mais de 1,8 milhão de espécies.
Pode-se verificar em um catálogo anual ou mensal.




ITIS.png

Sistema de Informação Taxonômica Integrado, criado a partir de uma parceria de agências americanas, canadenses e mexicanas.




S.png

Arctos integra o acesso a dados de coleções,fornecendo atualmente dados públicos sobre 4.018.397 registros catalogados em 180 coleções.







worms.png

O WORMS fornece um banco de dados abrangente sobre organismos invertebrados marinhos. A partir do link acima, você será direcionado para a busca por grupo taxonômico.




obis.png

Fornece base de conhecimento científico sobre a diversidade, distribuição e abundância de todos os organismos marinhos, facilitando a integração de informações biogeográficas com dados ambientais.




ConservationEvidence.png

Portal que reúne literatura científica sobre bodiversidade, conservação e manejo de habitats e espécies.
É possível realizar buscas por grupo zoológico, bioma, manejo, etc.







natureServe.png

O NatureServe é a fonte definitiva de informações sobre espécies e ecossistemas raros e ameaçados nas Américas.
Este guia on-line fornece informações sobre as 100.000 espécies e ecossistemas.




NaturalHistory.png

Dados de diversos grupos biológicos depositados no Museu de História Natural, disponíveis para download.




fossil.png

O Fossil Calibration Database é uma coleção referência de calibrações fósseis, muitas publicadas na revista Palaeontologia Electronica .







OpenTree.png

Árvore filogenética completa baseada em estudos de filogenia e de taxonomia, possibilitando download.




treebase.png

O TreeBASE é um repositório de informações filogenéticas que podem ser utilizadas em periódicos científicos, livros, processos de conferência ou teses.




vertlife.png

Um projeto multi-institucional para estudar a biodiversidade de todos os vertebrados terrestres, tornando-os o primeiro grande grupo com dados quase completos ao nível das espécies sobre os principais atributos evolutivos e ecológicos.







iucn.png

Fundada em 1964, a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza evoluiu para se tornar a fonte de informações mais abrangente do mundo sobre o status de risco de extinção global de espécies de animais, fungos e plantas.




Fauna

icmbio.png

Publicação oficial das espécies brasileiras ameaçadas de extinção.




fishbase.png

FishBase é um sistema colaborativo de informações sobre biodiversidade de peixes.
Atualmente cobre 33.000 espécies.







fishnet.png

Banco de dados colaborativo sobre a fauna mundial de peixes, contribuindo para pesquisas sobre ictiofauna.




herpetoOrg.png

Grande banco de dados sobre répteis e anfíbios.




anphibiaWeb.png

AmphibiaWeb é um recurso on-line com informações sobre biologia, taxonomia e conservação de anfíbios, oferecendo acesso fácil a informações taxonômicas para todas as espécies de anfíbios do mundo, incluindo casos de sinônimos de nomes científicos.







xenocanto.png

Xeno-canto é um site de compatilhamento de gravações de sons de pássaros selvagens de todo o mundo.
Tem como objetivos popularizar a gravação de sons de pássaros, melhorar a acessibilidade e aumentar o conhecimento sobre os cantos dos pássaros.




wikiaves.png

O WikiAves é um site de conteúdo interativo, direcionado à comunidade de observadores de aves, com o objetivo de apoiar, difundir e promover a atividade de observação de aves e a ciência cidadã, fornecendo gratuitamente ferramentas avançadas para controle de registros fotográficos e sonoros, textos, identificação de espécies e comunicação entre observadores.




birdtree.png

Site com árvore filogenética de aves onde é possível acessar e baixar as árvores e publicações.







Flora

tropicos.gif

Banco de dados botânicos ligado ao Jardim Botânico de Missouri-EUA, que vincula mais de 4,87 milhões de espécimes e mais de 685 mil imagens digitais.
Os dados incluem mais de 150 mil referências de mais de 52,6 mil publicações oferecidas em um serviço gratuito à comunidade científica mundial.




jbrj.png

A Lista de espécies da Flora do Brasil ameaçadas de extinção foi publicada no Livro Vermelho da Flora do Brasil no ano de 2013.
Nesta obra são apresentadas a metodologia utilizada para a avaliação das espécies, as espécies ameaçadas de extinção e mapas de distribuição.




kew.png

Ligado ao Royal Botanic Gardens, Londres, o Plants of the World Online (POWO) é o primeiro banco de dados online que fornece informações atualizadas da flora do mundo, reunidas em 250 anos de conhecimento botânico.
Ele fornece informações sobre identificação, distribuição, características, status de ameaça, filogenias moleculares e usos de plantas produtoras de sementes em todo o mundo.







inct.png

O INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos tem como missão prover à sociedade em geral, ao poder público e a comunidade científica, infraestrutura de dados de qualidade com acesso público e aberto, integrando as informações dos acervos dos herbários do país e repatriando dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro que estão depositadas em acervos no exterior.




REFLORA.png

O Programa REFLORA/CNPq tem como objetivo principal o resgate de imagens dos espécimes da flora brasileira e das informações a eles associadas, depositados nos herbários estrangeiros para a construção do Herbário Virtual Reflora.




hilaire.png

O Herbário Virtual A. de Saint-Hilaire tem por objetivo disponibilizar para botânicos e historiadores a coleção botânica de Auguste de Saint-Hilaire, incluindo as plantas do Brasil coletadas durante suas viagens de exploração entre 1816 a 1822.
O site é constituído pela correspondência entre o material bibliográfico, notas de campo, mapas, ilustrações e imagens em alta resolução dos espécimens depositados no herbário do Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris e Clermont-Ferrand, França.







fairshild.png

Banco de dados das amostras do Herbário do Jardim Tropical Fairchild, agora incorporando o herbário da Florida Atlantic University, bem como a coleção Buswell da Universidade de Miami.
Tambem é possível acessar as coleções do Herbário nacional das Ilhas Caiman (CAYM) e a coleção de Convolvulaceae de Dan Austin.




NHN.png

Guia para as descrições de espécies de plantas publicadas em listas de sementes das coleções realizadas nas três filiais do Herbário Nacional dos Países Baixos: Leiden, Utrecht e Wageningen.




NYBG.png

Direcionamento para busca nos acervos do Jardim Botânico de Nova York.







mobo.png

Página do Missouri Botanical Garden que direciona para diversas bases de dados botânicos.




swedish.png

Coleção de interesse histórico-cultural e científico mantida pelo Swedish Museum of Natural History com partes do acervo do herbário de Carl von Linné.




avh.png

O herbário virtual da Australásia fornece informações sobre as coleções mantidas no CHAH.







embrapa.png

A coleção do herbário da Embrapa Amazônia Oriental é um recurso importante para a Amazônia, com mais de 180.000 espécimes e um excelente xilário com pelo menos 8.000 amostras de madeira.
O herbário possui cerca de 2000 espécimes-tipo e uma extensa biblioteca de tipos fotográficos.




Fungos

mycobank.gif

O MycoBank é o repositório on-line e o registro nomenclatural da Associação Internacional de Micologia.
Ele fornece um serviço gratuito à sociedade micológica e científica, baseando-se em novidades nomenclaturais micológicas (novos nomes e combinações) e dados associados, como descrições, ilustrações e códigos de DNA.




kew.png

O Fungarium, no Royal Botanic Gardens, contém a maior coleção de fungos secos do mundo.







fungorum.png

Index Fungorum é um projeto internacional não-comercial para indexar todos os nomes científicos do reino Fungi.




fiocruz_CBILMD.png

A Coleção de Fungos da Amazônia, CFAM, que está inserida na Coleção Biológica do Instituto Leônidas e Maria Deane (CBILMD), possui um acervo de relevante importância uma vez que é composta de linhagens isoladas de diferentes substratos da Amazônia brasileira, região ainda pouco explorada quanto à sua riqueza microbiana.




fiocruz_INI.png

A Coleção de Fungos Patogênicos, CFP, foi criada em 2008, com apoio do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, INI, e da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz, com o objetivo de reunir todas as linhagens de fungos patogênicos preservadas em três diferentes coleções de pesquisa do Laboratório de Micologia do INI, para a formação de uma única coleção.